Entrar

Introdução a Física

Os mais antigos registros históricos já mostravam a preocupação do ser humano em entender e explicar o mundo no qual vivia. Ao longo do tempo, temos organizado muito desse entendimento e tentado, com ele, construir nosso mundo. Ciência siginifica "conhecimento". Mas, antes de tudo, Ciência é o conjunto de conhecimentos que descreve a organização da Natureza e a origem dessa organização. A Ciência é uma atividade humana em constante mudança que representa as descobertas, os saberes e os esforços coletivos da humanidade na tentativa de reunir conhecimentos sobre a natureza, sistematizá-los e resumi-los em leis e teorias que podem ser testadas. A Ciência, portanto, resulta de um processo de observação, estudo e tentativa de explicar o ambiente em que vivemos. Ciência é criatividade, é aprender e fazer. Já aprendemos até a trabalhar no espaço, mas ainda resta muito a aprender.

A Física pode ser considerada a base de todas as outras ciências e da tecnologia, pois estuda os componentes básicos de um determinado fenômeno e as leis que governam suas interações.

O campo de estudo da Física Clássica é geralmente dividido em cinco grandes áreas: Mecânica, Termologia, Óptica, Ondas e Eletromagnetismo. A Física Moderna, que teve início com as teorias elaboradas a partir do início do século XX, abrange a Relatividade e Cosmologia, a Astrofísica, a Física Quântica, a Física Nuclear e a Física da Matéria Condensada.

campos da fisica